Coma Berenices (Cabeleira de Berenice)

20/04/2013 10:00

 

Pequena Maravilha: Coma Berenices
Um Guia Mensal para do Céu Noturno
por Tom Trusock

 


Carta de Grande Campo

Lista de
Alvos
Nome Tipo Tamanho Mag RA DEC
  Mel 111 Open Cluster 275.0 1.8 12h 25m 17.0s  +25° 58' 15"
  M 53 Globular 13.0' 7.7 13h 13m 11.9s  +18° 08' 26"
  M 64 Galaxy 10.0'x5.4' 8.5 12h 57m 00.5s  +21° 39' 13"
  M 85 Galaxy 7.1'x5.5' 9.1 12h 25m 40.9s  +18° 09' 40"
  M 88 Galaxy 6.8'x3.7' 9.4 12h 32m 15.9s  +14° 23' 23"
  M 91 Galaxy 5.2'x4.2' 10.1; 12h 35m 43.3s  +14° 27' 59"
  M 98 Galaxy 9.8'x2.8' 10.1 12h 14m 04.8s  +14° 52' 11"
  M 99 Galaxy 5.3'x4.6' 9.7 12h 19m 06.3s  +14° 23' 15"
  M 100 Galaxy 7.5'x6.1' 9.3 12h 23m 11.9s  +15° 47' 35"
  NGC 4147 Globular 4.4' 10.4 12h 10m 23.3s  +18° 30' 47"
  NGC 4450 Galaxy 5.4'x4.1' 10.1 12h 28m 46.2s  +17° 03' 16"
  NGC 4494 Galaxy 4.8'x3.5' 9.7 12h 31m 41.0s  +25° 44' 46"
  NGC 4559 Galaxy 10.7'x4.4' 9.6 12h 36m 14.7s  +27° 55' 50"
  NGC 4565 Galaxy 15.8'x2.1' 9.5 12h 36m 37.4s  +25° 57' 31"
  NGC 4725 Galaxy 10.7'x7.6' 9.3 12h 50m 43.2s  +25° 28' 15"
Objeto
Desafio
HCG61 Galaxy Cluster   12.6 12h 12m 35.2s  +29° 10' 16"
 
 

Coma Berenices. Uma pequena constelação - pequena em tamanho, e um tanto inexpressiva no brilho estelar (sua estrela mais brilhante é Beta em  magnitude 4,2), mas certamente não faltam alvos para pequenos telescópios. É um dos extremos do famoso super grupo Coma-Virgem, e por isso contém uma predominância de galáxias. Mas isso não é tudo - há também um belo aglomerado que pode ser visto a olho nu ou binoculos, bem como dois aglomerados globulares moderadamente brilhantes. A lista deste mês, deve mantê-lo ocupado por um tempo.

Como os Guias de Usuário do Céu noturno relatam, a história de Coma traz sutis verdades. De acordo com a lenda, a rainha Berenice II do Egipto prometeu seus longos cabelos a Afrodite, caso seu marido, Ptolemeu III retornasse são e salvo da guerra contra o Império Selêucida. A deusa atendeu ao pedido, e Berenice cortou sua cabeleira, oferecendo-a no altar; no dia seguinte, porém, a cabeleira sumiu. O astrônomo da corte afirmou que Afrodite ficara tão encantada com a oferenda que a levara para o céu, para todos verem.

A parte mais luxuriosa das tranças de cabelo Berenices pode ser melhor vista em um pequeno telescópio ou conjunto de binóculos. Estou falando, claramente, do aglomerado aberto Mel 111.





Em uma boa noite nos subúrbios, você deve ser capaz de ver um brilho de luz bem perto da cauda do Leão - este é Mel 111 também conhecido como o conjunto de estrela Coma.  Em noites transparentes, é uma linda visão a olho nu em local devidamente escuro, mas, mesmo sob iluminação lunar moderada ou poluição luminosa, acho Mel 111 quase invisível a olho nu, mas uma bela visão em binóculos de pequena a moderada potência ou em pequenos telescópios. Apenas certifique-se que a ampliação seja baixa para sumentar o campo de visão, pois Mel 111 é bastante grande em tamanho. Medindo cerca de 5 graus de diâmetro, é cerca de nove vezes o tamanho da lua cheia. As estrelas mais brilhantes consistem de uma dispersão de luminares de magnitude 4 e 5.

Se você estiver na área com um pequeno telescópio, gaste algum tempo e pare nos NGC 4559, 4494 e 4565

Enquanto se deve esperar simples manchas em 4559 e 4494, em um pequeno telescópio. Já 4559 vai premiar o seus olhos em quase qualquer tamanho de abertura. Usar ampliações moderada produzem algo em torno de uma pupila de saída de 2mm para a melhor visão de detalhe.

Se você não está familiarizado com o conceito de pupila de saída, esta pode ser obtida pegando-se a abertura do telescópio, dividindo pela ampliação, e é usado como um padrão de brilho da imagem. Por exemplo, em uma abertira de 4" (102mm) uma ampliação de 50x produzirá uma pupila de saída de 2 mm. Para os mais extragalácticos DSO eu encontro a melhor visão para pupilas de saída entre 2-3mm.   

A medida que se tem maiores aberturas com 4559, mantenha os olhos em visão periférica.


NGC 4565 - Dean Rowe - 14" Meade LX200GPS


Uma das vedetes nesta área e, certamente, uma obra-prima perdida que não consta no catalogo Messier, é o NGC 4565.  
Em telescópio menor, procurar uma agulha fina como uma barra de luz. Em um telescópio de 4 a 8 polegadas tente usar 1-2mm pupila de saída e olhando para a faixa escura. É relativamente fácil em um telescópio de 8" em um local escuro. Aos meus olhos, é mais como o esboço Eric Graff do que imagem maravilhosa Dean Rowe acima. A imagem DSS à esquerda é muito semelhante ao que eu vejo em um telescópio de tamanho moderado.

Se acontecer de você ir a algum encontro observacional, faça um favor - procure o maior telescópio que poder encontrar (quanto maior, melhor) e pessa para apontá-lo para 4565. Se é impressionante com aberturas moderadas, é incrível em aberturas maiores. Acho que tem uma semelhança marcante com NGC891 - um alvo favorito em sua estação do ano. Creio que com céu bom, Binos grandes e um pouco de trabalho, você pode pegá-lo sem um telescópio.

 



Estaremos de volta a esta área para o objeto desafio, mas por hora, vamos descer para a região Comae Alpha.

 

M53 - Jason Blaschka - Star HOC 8" F4,  GP mount

Há dois alvos reais de interesse nesta área, M53 e M64. Localizado a nordeste de Alpha Comae (Diadema) temos M53. É uma névoa em um pequeno telescópio, é bem real em um telescópio de tamanho moderado, e deslumbrante em um grande. À medida que aumenta a abertura e ampliação, note a resolução maior em toda a face do globular, bem como mais estrelas por toda a região periférica. Conforme a resolução, pequenas aberturas irão mostrar menos, moderadas aberturas irão resolver os limites do aglomerado, produzindo alguma granularidade do núcleo, e em telescópios grandes irão resolver o aglomerado em todo seu esplendor. As observações mais memoráveis que eu tive desse aglomerado globular foram com o meu telescópio de 18" com ampliação em 180x.
 

Indo para o outro extremo, é divertido ver se eu consigo encontrar esse Messier em um binóculos. Qual é a menor abertura que você já o viu ? Para mim, foi em um Pronto 70mm.

Nesta área você pode gastar alguns minutos procurando NGC5053 - (Eu o chamo de "O Fantasma").
Stefan Van de Rostijne mandou um  e-mail para mim descrevendo sua observação de 5053 - "Há um tempo atrás, cerca de 3 anos, ao sul dos Alpes franceses, com uma magnitude 6,5 a 7 e atmosfera muito transparente (1200 m de altitude). Eu o vi com meu dobsoniano de 12,5"  com ampliação de cerca de 100-120x mais ou menos. Foi a primeira e única vez que eu o vi, um aglomerado de estrelas muito esparso e muito fraco, eu me perguntei se era mais brilhante do que uma mag 13. Acho que é difícil interpretá-lo como um globular. Não é nem de  longe parecido e facil de localizar como M53, e aqui na Bélgica, eu nunca vi algo como isso ... "

Deixe eu saber se você conseguiu encontra-lo e com qual abertura de telescópio. 
 


M64 - Todd Rogelstad - Meade LXD75 SN10


A outra jóia na área é M64 - a Galaxia do Olho Negro. Localizada a oeste noroeste em magnitude 5 de Comae 35, é espetacular em quase qualquer tamanho telescópio. Em noites boas, eu consegui pegar o escurecimento dos olhos em um telescópio de 80mm (não conssegui em 70 milímetros), mas na minha experiência, telescópios maiores tendem a mostra-la melhor. Nem todos concordam. Mallas (autor de O Álbum Messier), afirma que a Olho Negro M64 é fácil em um telescópio de 2,4 ", 4" e 8", e que em um de 12,5" mostrou-a apenas com potência moderada. Esta galáxia é um show real em meu 18". Independente do telescópio, neste obejto de céu profundo, você tem que se perguntar: Como a abertura em diferentes ampliaçãoes afeta a visibilidade ? 

Antes de proseguir com o restante dos objetos do mês, eu acredito que você provavelmente vai querer imprimir algumas cartas de localização individualizados para esta área usando um dos programas de carta celeste de domínio público disponíveis na internet. O aglomerado de Virgem tem cerca de 2000 membros, e o grupo como como um todo reside cerca de 55 milhões de anos-luz e está se afastando de nós em 1100 kps, embora memnbris diferentes terem diferentes distâncias e velocidades. Ao olharmos para o super grupo Coma-Virgem, nós estamos olhando para o nosso futuro. O cluster local - o aglomerado de galáxias ao qual pertence a Via Láctea - está na direção de seu centro de massa. Em termos intergalácticos, estas galáxias estão relativamente perto, e há muitas delas. Como qualquer experiente astronomo irá dizer-lhe, é muito fácil se perder nesta região do espaço. Prepare-se. Eu recomendo os seguintes recursos:

 

Cartes du Ciel - Patrick Chevalley


HNSky - Han Kleijn
ou, no mínimo, dê uma olhada nas cartas geradas gratuitamente abaixo.

The Mag-7 Star Atlas Project - Andrew Johnson 


 


Agora vamos em direção à fronteira de Virgem - antes de embrenharmos nas profundezas do super-grupo Coma-Virgem, vamos nos deter um momento e conferir NGC 4147 ...

Neste, eu vou começar logo por dizer que não o encontrei no meu telecópio de 4". Na verdade, no único que eu consegui foi  no meu 18". Isso não quer dizer que não é visível em uma abertura menor - só que eu não obtive exito no de 4", e não tive a chance de tentar em qualquer outra coisa além do telescópio de 18". Eu suspeito que seria factível em uma abertura de 6" ou 8 ", e é fácil para um de 10". Por favor, deixe-me saber qual a menor abertura que você conseguiu visualiza-lo. No 18", achei muito bom, apesar de pouco notável. Isso me lembra de alguns dos aglomerados globulares Messier de verão, quando visto através telescópios de porte moderados. O que o torna notável, é o fato de que ele aparece como um sentinela guardando as profundezas do espaço interestelar. daqui em diante, tudo o resto é extragaláctica.
 

Afivele seus cinto de segurança, pois vai ser um passeio interessante.

A partir daqui, vamos para M85.

M85 é um alvo muito bom (um pouco homogêneo) em um pequeno telescópio. O'Meara (The Messier Objects) observou um ligeiro tom azul e uma sugestão de estrutura espiral. Eu nunca vi isso em um pequeno telescópio, mas, por outro lado, eu não tenho seus olhos, nem observei de um vulcão no meio do Pacífico Sul! Dê uma olhada com um telescópio maior e diga o que você pode ver.

 

No mesmo campo fotográfico, você vai notar uma espiral um pouco barrada. Este é NGC 4394. Deve ser uma escolha muito fácil para telescópios pequenos - é bastante brilhante e concentrado - no entanto, uma coisa que notei, é que, os alvos como este tendem a tornar-se "perdido" quando as pessoas estão olhando para o objeto "real". Depois de passar algum tempo com M85, procure uma luz oval fina pouco a leste. A foto deve ajudar você a acha-la.
 
NGC 4450 é um bom alvo para um telescópio de 8", e mostra um brilho óbvio no centro. Telescópios maiores mostram algumas manchas no campo.


Gaste algum tempo aqui e experimente com diferentes ampliações. Existe algum detalhe para descobrir ? Que ampliação porporciona as melhores imagens? Que saída de pupila estas ampliações correposndem ?


Embora pareça bastante inexpressivo na ocular, confira estas imagens de Adam Block em Spiral-Galaxies.com.






 

M100 - Todd Rogelstad - Meade LXD75 SN10




Em seguida é M100. Esta grande galaxia espiral reside a 55-60 milhões de anos luz (como o resto do grupo coma), tem um formato em espiral com um diâmetro semelhante ao da nossa galáxia. Não deixe as imagens ou as magnitudes publicadas enganá-lo - Descobri que realmente M100 oferece pouco para o observador amador visual (pelo menos em um telescópio de tamanho moderado) e pode mesmo ser difícil de detecta-la.


Como toda galaxia com face votada para nós, a luz é dispersa por uma área bastante ampla, com uma concentração de luz menor. Em suma, podemos dizer que tem um brilho superficial baixo. Não deixe que este pequeno detalhe o desencorage a encontra-la neste mês.




 


M99 - Jason Blaschka - Star HOC 8" F4,  GP mount

 



Menos de dois graus para a SW, você vai encontrar M99. Visualmente, acho M99 uma galáxia mais gratificante do que M100. Com um telescópio de 4", eu vejo um brilho na forma oval com dicas de braços espirais, pouco distintos. De um local moderadamente escuro, eu tenho visto braços espirais tênues com o meu telescópio de 8". No meu de 18", eles são incrivelmente óbvios. Este é um alvo espetacular para um grande telescópio.


Uma coisa para pensar ao olhar para as faces de M99 e M100 em pequenos telescópios - estas parecem mais ou menos como os cometas. Compare com alguns dos outros objetos galácticos de céu profundo.





Pouco mais de um grau para a WNW encontramos M98.
 

Esta é uma galaxia em espiral que está se aproximando de nós em 125kps (em contraste com o super-grupo a velocidade de afastamento de 1100kps) e, como conseqüência é uma das poucas galáxias no céu da noite que realmente mostra uma mudança de aproximação ao azul em vez da mudança tradicional ao vermelho. Como muitos no super-grupo de Coma-Virgem esta a cerca de 55-60 milhões de anos luz.

M98 é uma galaxia de visão em topo, que oferece um pouco mais para o proprietário de pequenos telescópios do que alguns dos alvos anteriores. É certamente mais brilhante do que os outros últimos objetos da lista.

Experiente observador, O'Meara (The Messier Objects) constata que, em 23x em deu telescópio refrator de 4" se assemelha a um cruzador de batalha Klingon Se você não pode ver isso no seu pequeno telescópio, não se preocupe - mas tente  abertura maiores e céus mais escuros.

Se você tem um telescópio de grande campo de visão coloque a ocular de maior campo, e você deve ser capaz de ver todas as três galáxias no mesmo campo de visão - M98, M99 e M100. Eu fiz isso em um refrator 70mm, e fui recompensado com uma visão bastante estelar.
 
 
 
 
 
Agora aponte para leste para o últimos dois alvos da noite (não desafio) - M88 e M91

Mallas (The Album Messier) acha M88 grande no refrator de 4" com uma textura de superfície lisa e brilho irregular. No meu telescópio de  4", devo confessar que não achei nem mais, nem menos. Como muitos dos alvos em Coma, sinto que esta oferece mais para alguém com um "pouco" mais de abertura do que os típicos proprietários de pequenos telescópios.

Muitos observadores têm comentado sobre a sua semelhança com M31 - a grande galáxia em Andrômeda - infelizmente, essa semelhança simplesmente parece escapar-me. Dedique alguns minutos da próxima vez que você estiver observando e veja o que pensa sobre isso.


O último objeto não desafio deste mês é alvo de um certo mistério. Durante muitos anos, M91 (NGC 4548) foi considerada como um Messier ausente. Foi sugerido que era uma observação duplicada de M58, uma nota ausente de posição, ou mesmo um cometa real!

Em seu catálogo, Messier (um capítulo em Mallas and Kreimer's The Messier Album), Owen Gingerich da Harvard Smithsonian Center for Astrophysics conclui que M91 é de fato uma observação duplicada de M58, no entanto (de acordo com O'Meara), provavelmente a explicação mais amplamente aceita foi dada na edição de dezembro de 1969 de Sky and Telescope por WC Williams - que é que Messier provavelmente cometeu um erro na redação e plotagem. Williams corrigiu esta e descobriu NGC 4548 na posição indicada.


No meu refrator de 4", eu encontrei M91  bastante grande em 70x, mas fraco e bastante difícil de detectar em condições nada boas. O que você vê?

Objeto Desafio - HCG61

Este aglomerado de galáxias Hickson (A Caixa), consiste de 3 três galáxias interagindo, e um objeto em primeiro plano (NGC 4173), não fisicamente associado. Do alto, procedendo no sentido horário, temos NGC 4173, NGC 4169, NGC 4174 e NGC 4175. Equipamentos de medição de magnitude medirão o grupo (ou, pelo menos, o membro mais brilhante) a 11,1. Eu acho que o grupo pode ser visto em um telescópio de  6" a 8" sob céus escuros, mas eu ainda não tive a oportunidade de verificar.

No telescópio de 18", tinha uma semelhança muito forte com a imagem DSS a direita enquanto os quatro membros eram todos claramente visível no 18". Classificaria o 4169 como o mais fácil, e 4173 como o mais difícil - enquanto o maior, também tem o brilho de superfície menor - não totalmente surpreendente, dada a imagem. Dada a dificuldade de visualizar 4173, um amador em um pequeno telescópio pode ser tentado a chamá-lo de o triângulo!
 
 
Leitura Adicional:

M100's Interesting Galactic Nucleus:

https://www.seds.org/messier/more/m100_hst.html

Brian Rachford - Observing the Hickson Groups (with a 6" telescope!)
https://www.eskimo.com/~rachford/observing/hickson/h_groups.html

SuperClusters
https://universe-review.ca/F03-supercluster.htm



Se você gostou deste artigo, o restante da série esta chegando.



Imagens Fotograficas cortesia DSS: nota de copyright

https://archive.stsci.edu/dss/acknowledging.html 



Cartas estelares cortesia de Chris Marriott, SkyMap Pro 10 Impressas com Permissão
https://www.skymap.com

Tradução para o português:

Ronald Piacenti Júnior