Andrômeda em Detalhes

11/04/2013 09:57

 

Pequena Maravilha: Andrômeda em Detalhes
Galáxias Satelite, Nuvens Estelares e Aglomerados Globuares de M31

Tom Trusock 
06/11

 
Image Courtesy Jeff Thrush

Objeto Tipo Tamanho Mag RA Dec
M 31 Galáxia 189.1'x61.7' 3.5 00h 43m 07.7s +41° 18' 40"
M 32 Galáxia 8.5'x6.5' 8.1 00h 43m 05.1s +40° 54' 29"
M 110 Galáxia 19.5'x11.5' 7.9 00h 40m 45.4s +41° 43' 39"
NGC 147 Galáxia 13.2'x7.8' 9.4 00h 33m 35.0s +48° 33' 00"
NGC 185 Galáxia 8.0'x7.0' 9.3 00h 39m 21.2s +48° 22' 47"
NGC 206 Nuvem Estelar 4.2'   00h 40m 55.5s +40° 46' 50"
G1 Aglomerado Globular 10" 13.7 00h 33m 09.7s +39° 37' 14"
G119 Aglomerado Globular 2" 15 00h 42m 16.3s +40° 49' 43"
G213 Aglomerado Globular 2" 14.7 00h 43m 37.8s +41° 09' 52"
G272 Aglomerado Globular 3" 14.8 00h 44m 37.9s +41° 21' 52"
G280 Aglomerado Globular 2" 14.2 00h 44m 53.2s +41° 24' 08"
G72 Aglomerado Globular 2" 15 00h 41m 16.1s +41° 21' 16"
G73 Aglomerado Globular   15 00h 41m 18.9s +41° 44' 00"
G76 Aglomerado Globular 3" 14.2 00h 41m 22.3s +40° 38' 20"
G78 Aglomerado Globular 3" 14.3 00h 41m 24.5s +41° 16' 17"
Lista de Alvos
 

Introdução: M31 e objetos associados

Se você é um leitor de longo tempo desta série provavelmente você está se perguntando - "Andromeda não fizemos isso já?" A resposta é, claro que sim. Mas não assim. Há certas áreas no céu que merecem um tratamento especial, e M31 é uma delas. De vez em quando, vamos fazer um "desvio" para cobrir alguns tópicos que não podem ser abordados em um típico de Pequenas Maravilhas do Céu. Este artigo aborda o Messier 31 e algumas galáxias companheiras  e DSOs. Por necessidade, o artigo é um pouco voltado para telescópios maiores, mas há um número surpreendente de objetos que podem ser observados em aberturas relativamente pequenas.

 

Final do outuno / início do inverno é um momento maravilhoso para observar no hemisfério norte. O céu está claro e nítido com a neblina de verão muito longe. É um momento que traz os seus próprios desafios, únicos para muitos de nós, mas há algo a ser dito ao observar por volta das 19:00. Muitas noites eu saí e olhei para cima em um céu de um veludo preto. Meu olho é naturalmente atraído para o zênite, e eu mal posso ignorar M31. A galáxia de Andrômeda é um dos mais conhecidos objectos do céu profundo à noite. Facilmente visível a olho nu a partir de um local semi-escura em uma noite clara, com toda sua extensão aberta para exploração. Recentes relatórios, conservadores (Skiff e Luginbühl, francês) a estima perto de 3 graus de largura, Walter Scott Houston escreveu que ele uma vez mediu perto de 5 graus (10 diâmetros de lua cheia!), como fez Robert Jonckheere em 1953. Gaste algum tempo para medi-la você mesmo e veja o que consegue. Poderia ser a diferença no comprimento medido devido a um declínio das condições de céu ao longo dos anos?

 

Imagem Cortesia por John Graham - M32 and M110

Muitos sabem que Messier 31 é cercado por duas hospedeiras. Na verdade, M32 e M110 aparecem em observações com pouca ampliação. Eu sempre achei que estas duas galáxias seriam objetos espetaculares por si só, mas são relegadas neste espetáculo quando acompanhadas do rainha do grupo local. Alguns astrônomos não percebem que estas não são as únicas companheiras que são  facilmente visíveis para o amador. NGC 147 e NGC 185 a uma distância de cerca de sete graus muitas vezes são esquecidas. De céu bem escuro, eu mal consigo ver NGC 185 com um brilho sutil de fundo em um telescópio de 70mm. Eu o localizo mais facilmente no meu refrator de 4", embora não seja tão brilhante por qualquer meio. Do meu céu rural, encontro NGC 147 que é pouco visível em uma abertura de 4".


 

M31, M32, M110, NGC185 e NGC147

Eu tenho visto M31 em todo tipo de instrumentos desde binóculos 12x36mm a Dobsonianos de mais de 20 polegadas, e eu descobri que cada tamanho tem algo a oferecer. Eu geralmente prefiro aberturas menores para ter mais do que apenas o núcleo central. MInhas melhores observações de M31 foram com meu refrator de 4", embora me lembro de uma observação absolutamente espetacular das faixas de poeira com um  telescópio de 18".

Mas por mais belo que esse objeto seja, porém, ele não é o foco principal deste artigo.

É hora de ir mais a fundo e observar objetos de céu profundo dentro da própria Messier 31. 

NGC 206 - A Grande Nuvem Estelar em Andrômeda

Você se lembra do artigo que eu escrevi anteriormente sobre Andrômeda. Nele eu dei G1 (Mayall II) como um objeto desafio para coroar sua maratona de observações. Pode surpreender alguns saber que o G1 não é o DSO mais visível em M31 - não para longa exposição. Essa honra vai para NGC 206, que é visível em pequenas aberturas, se você souber o que está procurando. NGC 206 é uma nuvem estelar gigante localizado no braço sudoeste, grande e brilhante o suficiente para William Herschel dar-lhe um número de catálogo separado após a sua observação em outubro de 1786. Alguns observadores detectam a nuvem estelar através de um telescópio de 4". Ao olhar para ela, imagine um triângulo isósceles com dois cantos em M32 e M110. O terceiro canto, encontra-se longe do núcleo de M31, seria NGC 206. Se a nuvem de estrelas não é imediatamente óbvia tente usar ampliação moderada e procure por uma definição mais nítida na borda oriental. A referêcnia da imagem abaixo pode ajudar.


 

M31 Original Image Courtesy Jurij Stare - NGC 206 is the exploded area

De acordo com um artigo de 1997 na publicação Astronomia e Astrofísica, de autoria do Magnier, Prins, Augusteijn, Paradijs van e Lewin, 206 é provavelmente a região maior e mais massiva de formação de estrelas no grupo local. É verdade, localizado na intersecção de dois braços espirais, o que sugere que a interação entre os braços é o que está alimentando a formação de estrelas. Além disso, eles colocam a idade entre 20 e 30 milhões de anos. Para os interessados, o artigo completo pode ser acessado clicando aqui.


Há vários outros aglomerados abertos e associações estelares visíveis para o amador em M31, para uma excelente referência, veja pág. 17 de Luginbühl e do Skiff: : Observing Handbook and Catalogue of Deep-Sky Objects. Alguns dos melhores objetos descritos, no entanto, são os aglomerados globulares. Um artigo publicado no final de maio de 2006 (https://arxiv.org/abs/astro-ph/0605718) indicou que são cerca de 97 aglomerados atualmente conhecidos (confirmados) em M31, com muitos mais suspeitos. Destes, provavelmente, mais de 23 são aglomerados globulares  visiveis e detectáveis ​​por amadores (com telecópios de aberturas maiores).


 

Globulares Brilhantes Supeitos de Andrômeda
ID Mag
G1 13.7
G76 14.2
G280 14.2
G78 14.3
G213 14.7
G272 14.8
G72 15.0
G119 15.0
G64 15.1
G219 15.1
G257 15.1
G172 15.2
G302 15.2
G244 15.4
G256 15.4
G279 15.4
G96 15.5
G226 15.5
G87 15.6
G305 15.6
G54 15.7
G2 15.8
G287 15.8

Vamos dar uma olhada em 9 ou mais dos aglomerados globulares mais brilhantes e mais fáceis de encontrar em Andrômeda. Para a maioria das alvos no resto do artigo, eu recomendaria um telescópio de 10 polegadas ou maior. (G1 é a notável exceção aqui - Eu já ouvi relatos de ser visto em aberturas tão pequenas como 5"). Capacidade de rastreamento também ajuda, porque nós vamos estar trabalhando em ampliações de moderada a alta o tempo todo.


M31 Globular Resources



Imagem Cortesia de Pete Kennett

Nota: A imagem acima é um mosaíco de imagens de M31 com muitos rótulos de aglomerados globulares  suspeitos. Clique aqui para baixar a versão a cores tamanho real . Clique aqui para baixar a imagem em tamanho real em negativo para uso no telescópio.
 

Excelentes cartas são uma exigência. Embora as cartas para esta série são geralmente incorporados no próprio artigo, isso não é realmente ideal para esta abordagem, portanto, eu tenho um link para três cartas de busca em escala completa para os aglomerados globulares mencionados neste artigo. Eu sugiro imprimi-los à parte:

Eu ainda tenho cartas para que o leitor possa acompanhar meus comentários sobre as observaç]oes - Espero que com as cartas completas, os leitores possam planejar suas próprias observações. Por favor, note que as cartas localizadoras de globulares exibem estrelas de magnitude em torno de 15 exceto as em notação. Além disso, mais uma vez, eu recomendo Luginbühl e do Skiff: Observing Handbook and Catalogue of Deep-Sky Objects como mais uma referência para aqueles que desejam explorar mais.

Quanto a caça aos globulares em M31, eu acho que eu normalmente uso ampliações médias (150-180x) para observações, então confirmo a campo com ampliação alta (250-300).



Procurando Aglomeradso Globulares em Andrômeda



Globulares Centrais de Andromeda e NGC 206
 

G119
Vamos começar com G119. Primeiro, centre o núcleo de M32 em sua ocular, em seguida, mova um pouco para SW - cerca de 1/3 do caminho para NGC 206, e veja se observa uma forma de trapézio (ver as tabelas anexas para uma melhor visão), que fica ao sul do G119. Mude para uma maior ampliação e observe se um ponto fraco de luz esta na ocular. Para todos os efeitos visuais é uma estrela simples em primeiro plano, mas verifique sua carta para confirmar se é um dos aglomerados globulares na galáxia Andrômeda.


G76
Agora apontemos um pouco para sudoeste em busca de G76, um dos mais brilhantes globulares em M31. Notas de uma sessão com o meu telescópio de 15", indicaram que cheguei a um triângulo de estrelas que incluía GSC 2801-2059. Na posição indicada pelas minhas cartas eu não achei um, mas dois pontos de luz muito similares em magnitude. Se você estiver usando um telescópio grande tente usar alta ampliação para determinar qual é a estrela de primeiro plano, e qual é o globular - Eu vi alguns relatos que indicam que em aberturas maiores G76 mostra certa estensão. Pessoalmente, eu acredito que mais a oeste é o mais provável de ser o globular - o que você acha ?


G213
Voltamos para M32 novamente, a fim de começar outra busca ao longo da periferia da galáxia. De M32, na extremidade NE para G213. No meu 15", eu encontrei este levemente visível com visão periférica. Curiosamente, ele se estendeu, mas isso pode ter sido devido a condições do céu (ou imaginação minha) em vez de ser qualquer extensão real no globular em si.

 

G280 and G272
Para G280 e G272. No meu telescópio de 15", a 168x o campo que contém G280 e G272 é marcado por um asterismo curioso de 5 a 6 estrelas que se assemelha a um cogumelo. G280 está ligeiramente a NE de G272, e parece levemente mais difícil de se manter na ocular. Ambos aparecem como estrelas fracas como um pontos de luz. Minhas notas indicam que G272 foi um pouco difícil demanter a 168x por causa do brilho de uma brilhante estrela mais próxima. Usei uma ocular de campo estreito com poder de aumento de 315x, assim, o campo apertado definiu melhor o globular


G73
A partir daqui, suba de M31 para M110. No lado leste de M110 está a nossa próxima meta: G73. Mais uma vez, no meu telescópio de 15", encontrei G73 bastante fácil de enquadrar e reconhecer. Procure por uma cadeia de estrelas paralelas a M110 no lado leste.

 

G78 and G72
Mais para o sul está G78 e G72. Vou confessar que eu sei que cheguei a uma área comum, mas eu ainda tenho que confirmar G78. Havia vários pontos de luz na área apontada - todos de magnitude semelhante, e nenhum deles exatamente onde minhas cartas mostram G78. Você podê encontrá-lo? G72, por outro lado era facilmente visível com visão direta em 90% do tempo.

A partir daqui, é hora de começar a longa (mas surpreendentemente fácil) busca de G1 (Mayall II) o globular gigante na área periférica a SW de M31.


G1
Segundo a Wikipedia, G1 (também conhecido como Mayall II, MII, NGC-224-g1, SKHB 1, SGC-2788: 2139, HBK 0-1 e Aglomerado de Andrômeda) é o mais brilhante aglomerado no grupo local, e fica a cerca de 170 mil anos-luz do centro galáctico. Fãs do espetacular Omega Centarui pode se surpreender ao saber que o G1 é suspeito de ter duas vezes a massa dessa jóia. Há, aparentemente, algumas discusões a respeito de aparentes indícios de gerações de estrelas múltiplas neste aglomerado, podendo não ser um verdadeiro agrupamento galáctico, mas os restos de uma galáxia anã consumida por Messier 31. Outros astrônomos postulam que o G1 poderia ter sido formado durante interações gravitacionais com uma galáxia anã.

O que é realmente incrível, é que você pode facilmente fazer alguma obervações de G1 através de um telescópio de tamanho moderado. Não é apenas uma agrupamneto de pontos como a maioria dos outros aglomerados globulares que visitamos esta noite. Enquanto é um grande desafio se resolver estrelas individuais, você pode ver claramente que há algo lá - especialmente quando você compará-lo com as duas estrelas de primeiro plano (mag 14,3 e 13,6, respectivamente) que o ladeiam. Na mag 13.7, é um alvo fraco, porém, quanto mais abertura você tiver, melhores suas chances de encontrá-lo. É certamente factível em um telescópio de 10" de abertura de um bom local, e mais do que provavel acha-lo em uma abertura de 8" de um local bem escuro. Eu mesmo ouvi dizerem de pessoas que o localizou em um telescóopio de 5".

Embora não haja grande dificuldade para ve-lo - se você tiver abertura suficiente, conceptualmente, este é um alvo espetacular. 


 

G1 - Carta de busca

Comece sua busca no núcleo de M32 e deslise até o asterismo indicado no gráfico - lembre-se, a área indicada é de 1/2 a 1/3 de um grau de largura. Uma vez encontrasdo a asterismo, então procure apontar para G1.

 

G1 carta de busca de ocular

Eu virei a imagem neste quadro para auxiliar a observação na ocular. 

Observe o agrupamento de estralas no circulou da carta acima - com um telescópio de tamanho moderado, este agrupamento tem uma forte semelhança com Cassiopeia. Uma vez que você esteja na área certa,  aumente a ampliação e comece a explorar várias estrelas na área. G1 está quase no meio de duas estrelas em primeiro plano de magnitude semelhante, isso é uma grande ajuda quando se trata de buscá-lo. Com ampliação moderada eu o obeservei como uma estrela tripla. Sob alta ampliação, será semelhante ao Mickey Mouse - as duas estrelas de primeiro plano são as orelhas e cabeça de Mickey - a maior um pouco é G1.

A imagem DSS deve assemelhar-se ao que você vê. Aumente bem a ampliação, e você verá que não é bem um ponto estelar.


Enquanto eu focalizei G1 no meu telescópio de 10" e o aumentei nos meus telescópios de 15" e 18", a melhor visão que eu já tive foi quando eu estava observando com Gary Gibbs em seu de 20", com uma ocular intensificadora de imagem Collins I3. Uma simples olhada mostrou que não se tratava de uma estrela - apresentou uma estrela com o centro tênue e um coma na borda, e me lembrou de um pequeno  e fraco aglomerado da Via Láctea quando focalizado de um pequeno telescópio.


 



Esta imagem tirada através do telescópio espacial Hubble deve ajudar a dar uma idéia melhor do que você está vendo.
 

Finalmente, eu gostaria de agradecer a todos os leitores que apresentaram observações e fotos este mês. As incluídas são apenas a ponta do iceberg. Infelizmente, em respeito aos limites banda de rede me obrigo a restringir as fotos para apenas uma pequena amostra.


Como sempre, eu estou grato aos que acharam esta coluna útil.


Até à próxima ...

Tom T.

Addendum 26/11/2006

Bob Abraham, astrónomo da Universidade de Toronto contribuiu com o seguinte:

"... na seção G1, nota-se que este objeto tem mais massa que Omega Cen, podendo ser o G1 o núcleo de uma galáxia anã, e não um "aglomerado globular verdadeiro" como resultado. Curiosamente, Omega Cen também mostra várias populações estelares, e muitas pessoas têm argumentado recentemente, que Omega Cen é o núcleo de uma galáxia anã que sofreu várias colisões com a Via Láctea.Sob este ponto de vista, é prematuro sugerir que outros objetos não são um aglomerado globular "verdadeiro", porque nós ainda não sabemos muito sobre a taxa de destruição de galáxias anãs, e alguns modelos de formação de galáxias ainda necessitam de taxas de destruição de galáxia anã muito, muito alto, de modo semelhantes pode-se aplicar  a objetos fora de nossa galáxia. (Dito isso, aglomerados globulares têm uma uniformidade de populações estelares muito mais velhas, pelo que é improvável que formação via incorporação de galáxias anãs, a menos que isso tenha acontecido a muito tempo atrás). "

".... Há certa controvérsia sobre o subconjunto de supostamente 'jovens' globulares em M31 (onde 'jovem' neste contexto significa 'menos de 5 bilhões de anos'). Conforme mencionado acima, a maioria dos globulares M31 são mais velhos do que isso, mas há alguns anos atrás, alguns astrônomos afirmaram ter descoberto uma população jovem de aglomerados globulares em M31. No ano passado algumas observações com o novo sistema de óptica adaptativa de Keck, foram capazes de resolver esses objetos e mostrou convincentemente que a maioria deles eram aglomerados abertos ou asterismos, e não globulares. Aqui está um link para uma versão em PDF do artigo:https://arxiv.org/pdf/astro-ph/051063 Comparando a figura 1 deste artigo com a imagem do HST do G1 mostra que a óptica adaptativa realmente começa a trazer bons resultados.

Nota: A Figura 1 pode ser encontrado no final do trabalho.  


Recursos Adicionais / Referencias

Island Universe: Sue French, Sky and Telescope, December 2005

Observing Handbook and Catalog of Deep Sky Objects: Luginbuhl and Skiff

Online Papers / Abstracts:


G1 in M31 - Giant Globular Cluster or Core of a Dwarf Elliptical Galaxy?

Cepheids as tracers of star formation in M 31. II. NGC 206: evidence for spiral arm interactions.

Formation of giant globular cluster G1 and the origin of the M 31 stellar halo



 

Se você gostou deste artigo, o restante da série esta chegando.



Imagens Fotograficas cortesia DSS: nota de copyright

https://archive.stsci.edu/dss/acknowledging.html 



Cartas estelares cortesia de Chris Marriott, SkyMap Pro 10 Impressas com Permissão
https://www.skymap.com  

Tradução para o português:

Ronald Piacenti Júnior